terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estudo de Situação Logística

Busca e salvamento – proceder ao salvamento e tratamento médico das vítimas e mobiliza-las para local apropriado.

Recolha de sinistrados – direccionar vitimas do sinistro, mas estabilizadas para locais com condições para as receber, mediante o sistema de triagem.

Evacuação dos sinistrados – evacuação para o local de serviço de campanha da operação e posteriormente para zonas unidades de saúde através de meios aéreos .A evacuação dos feridos do local sinistro, para os hospitais de campanha, será efectuada por todas as estradas disponíveis e que tornem o percurso o mais perto possível da unidade hospitalar.

Itenerários de Reabastecimento



Cadáveres – disponibilização de equipas de recolha, identificação e tratamento e transporte de cadáveres depositados em sacos apropriados. Contempla-se local próprio e distinto para este efeito, sentido de evitar a propagação de uma eventual epidemia dado o elevado numero.


Desalojados – O alojamento será efectuado numa área designada para efeito, contempla a disponibilização de tendas, camas tipo burro, serviços de campanha.

Alimentação – disponibilizada pelos operacionais no campo de desalojados e centros logísticos pré-posicionados.

Agasalhos e artigos de higiene – a distribuição far-se-á em locais próprios e em dias e horas definidas pelo comandante das operações e supervisionada pelas forças de segurança no terreno.

Zona Geral de Apoio Logístico (ZGAL) – é o “Quartel General” do contingente, disponibilizar as condições necessárias a operacionalidade das equipas nas melhores condições de eficiência possíveis.
Hospitais de Campanha – serão instalados na ZGAL, afim de rentabilizar os meios e recursos humanos e materiais disponíveis para a missão.
Equipamento de Campanha, Veículos e Maquinas – serão delineados e enviados para o T.0, mediante as necessidades. O tipo de transporte vária em função do peso e das condições e tipologia dos itinerários de reabastecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário