terça-feira, 8 de setembro de 2009

MARG - Metodologia de Avaliação de Riscos Globais


Os riscos que necessitem de tratamento são priorizados por ordem do seu nível, normalmente decrescente da necessidade de tratamento. As prioridades devem ter em conta as expectativas e valores da comunidade em causa.




Se houver o mesmo nível de risco deve-se ordená-los utilizando métodos como, rácio do nível mais elevado de consequência com nível de probabilidade, bem como, rácio de protecção elevada de vida com protecção da propriedade e do ambiente.

Este ordenamento de riscos, baseado no seu nível providencia apenas uma observação inicial das prioridades em relação ao seu tratamento, essas têm de ser confirmadas ou modificadas durante a fase de tratamento dos riscos.

A comunicação e consulta entre os grupos representativos de “stakeholders” sustentam as decisões em relação à priorização e tratamento dos riscos. Devido à elevada carga informativa existente nesta actividade, um dos métodos mais eficazes é a existência de um observador crítico do processo, que promova o retorno de informação.
Neves, Gomes e Rodrigues (2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário