terça-feira, 8 de setembro de 2009


A missão da logística é desenvolver e manter o máximo potencial de combate através do apoio aos vários sectores.

Estas missões são cumpridas colocando o pessoal e o material, adequados no local próprio, em tempo oportuno e nas melhores condições de eficiência.

Neste contexto, o pipeline logístico deve conter centros logísticos permanentes para receber, armazenar e enviar equipamento de primeira necessidade para o local do desastre, bem como, plataformas operacionais e pontos de distribuição que são instalações temporárias utilizadas para a distribuição directa aos afectados.


Os procedimentos logísticos são efectuados no antes e após a ocorrência do desastre, afim de garantir, uma melhor adequação ao cenário, sem prejuízo para a disponibilização dos meios e recursos considerados básicos e essências a uma resposta nas melhores condições de eficiência possível.


Antes dos desastres, realizam-se as seguintes actividades:

Aquisição de meios;
Armazenamento de alimentos;
Estudo e marcação de estruturas para a emergência;
Realização de exercícios;
Estabelecimento de acordos;
Inventariação de recursos

Durante a emergência, as actividades desenvolvidas são:

Providenciar mapas úteis para os agentes de protecção civil;
Providenciar material de segurança para os trabalhadores;
Mobilizar equipamento de apoio;
Reparar os equipamentos;
Preparar suporte médico, alimentar e transporte;
Providenciar energia eléctrica;
Providenciar sistemas de comunicação.

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