segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012



Congresso Internacional TURISMO, LAZER E CULTURA
Destinos, Sustentabilidade e Competitividade



Turismo Natureza e Riscos na Ilha da Madeira
Avaliação, Percepção e Estratégias de Planeamento e Prevenção



Daniel Neves
Lúcio Cunha
José Manuel Mendes


Resumo:


A presente comunicação pretende abordar os riscos decorrentes das actividades de turismo de natureza e de aventura, em particular a que se associa aos percursos pedestres “Veredas e Levadas” da Ilha da Madeira. As características físicas da Ilha, nomeadamente no que diz respeito ao relevo e ao clima se, por um lado, são a razão de ser da procura turística, por outro, induzem um conjunto de riscos naturais (risco de nevoeiro; risco de movimentos de materiais em vertentes, por exemplo) capazes de a afectar significativamente. Além disso, a fruição da natureza, feita de modo mais contemplativo ou desportivo, implica quase sempre um contacto prolongado com os sectores mais montanhosos, mais declivosos e mais perigosos da Ilha.


Pretende-se fazer uma avaliação das características físicas e das condições de segurança de alguns percursos de turismo desportivo e turismo aventura, bem como, a partir da percepção de turistas e operadores, apontar algumas estratégias de planeamento e prevenção de acidentes que contribua para aumentar a sustentabilidade deste importante segmento turístico.


De facto, na actualidade, as condições de segurança e a baixa vulnerabilidade dos turistas a riscos de acidente são variáveis incontornáveis na escolha, cada vez mais criteriosa, dos destinos, mesmo em termos de turismo natureza e de turismo aventura, pelo que se considera fundamental a criação de uma imagem de segurança a nível físico, psicológico e material, que corresponda à realidade vivida pelos turistas na Ilha da Madeira.

Palavras-Chave: Madeira; Turismo Natureza; Turismo Aventura; Risco; Percepção do risco; Prevenção; Segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário