segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


ELAGE - ESTUDO LOGÍSTICO DE APOIO À GESTÃO DA EMERGÊNCIA
Daniel Márcio Fernandes Neves
Docente no FoRCET - Instituto Politécnico de Leiria
daniel.neves@ipleiria.pt



Resumo


Todos nós temos características que diferem uns dos outros, somos o resultado de influências recebidas ao longo da nossa existência. Somos seres capazes de criar, produzir e assimilar ideias. Temos qualidades, natas e adquiridas, que nos dão o poder de sobressairmos aquém daqueles que não as desenvolveram. A competência faz a pessoa e esta faz a organização.


A competência pode ser definida como o conjunto de conhecimentos (saber), habilidades (saber /fazer) e atitudes (saber/ser) que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permitem atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização. Assim, as competências resultam da aprendizagem e estão associadas à prática, e elas só são reconhecidas depois de exercidas, não basta possuir conhecimento, é necessário exercê-lo para se consolidar e apreendê-lo.


Neste contexto, o facto de se ter vindo a constatar que existe um profícuo caminho a ser percorrido no âmbito do planeamento ao nível da segurança e da protecção civil aos mais variados níveis e as dificuldades na gestão de situações de emergência por desconhecimento ou mesmo por força da informação se encontrar distribuída por diferentes locais (demografia, os equipamentos ou habitações a evacuar e para onde deverão ser evacuados os cidadãos afectados, entre outros) são problemas colocados sistematicamente aos Agentes de Protecção Civil.


O propósito do projecto ELAGE será dotar o Município de Rio Maior de uma ferramenta de carácter táctico e operacional como complemento ao Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, capaz de auxiliar a gestão de emergências associadas aos diferentes eventos, pensado sempre numa perspectiva de responder às necessidades dos operacionais, que num qualquer instante e muitas vezes no terreno, têm de assumir a responsabilidade da capacidade de resposta.


O ELAGE assenta num pormenorizado trabalho de inventariação elementos (meios e recursos), e elementos que constituem perigo e à sua incorporação numa única base dados com leitura nos SIG – Sistemas de Informação Geográfica. Pois, mais do que dar corpo aos diversos diplomas legais recentemente introduzidos no sistema de protecção civil em Portugal, deverá ser assumido como uma valiosa ferramenta de trabalho de apoio a coordenação e gestão das operações de protecção e socorro.

Palavras-chave: Competência; Conhecimento; Logística em Emergência; Perigos; Eficiência; Meios e Recursos

Sem comentários:

Enviar um comentário