domingo, 19 de fevereiro de 2012

LOGÍSTICA EM EMERGÊNCIA


Cineteatro acolheu Colóquio "Logística em Contexto de Emergência"

Organizado pelos alunos do Curso de Especialização Tecnológico de Logística em Emergência do Instituto Politécnico de Leiria.




"Logística em Contexto de Emergência” foi o tema de um colóquio organizado no Cineteatro de Rio Maior, no passado dia 22 de Julho, pelos alunos do Curso de Especialização Tecnológico de Logística em Emergência, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Este curso da área da protecção civil, que agora finalizou, desenrolou-se na Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) e foi da responsabilidade do IPL. Na sessão solene deste colóquio sentaram-se na mesa de honra a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o representante do Governo Civil de Santarém, Carlos Catalão, o Vice-Presidente do IPL, José Manuel Silva, em representação da EPRM, Bentes da Silva, e o responsável pela Coordenação do Projecto do CET de Logística em Emergência, Daniel Neves.


Carlos Catalão, na sua intervenção, sublinhou a importância que a logística assume no êxito de qualquer missão de protecção civil que o Governo Civil tenha de desenvolver. O representante da Governadora Civil de Santarém – Sónia Sanfona – destacou ainda o excelente trabalho que tem sido desenvolvido, nesta área, no Concelho de Rio Maior. Por sua vez, José Manuel Silva, mostrou a sua satisfação pela parceria que têm desenvolvido com a EPRM, e também por o IPL ter sido a primeira instituição académica a leccionar um curso de Protecção Civil.


A finalizar, o Vice-Presidente do IPL, revelou uma total disponibilidade para participar em iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Rio Maior, que sejam de mútuo interesse para ambas as partes.Seguiu-se o 1.º painel de trabalho, moderado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Agualva - Cacém, Luís Pimentel, no qual participaram como prelectores, o Coronel Álvaro Oliveira, o 2.º CODIS de Santarém, Rui Natário, e o Adjunto de Operações da FEB, Marco Martins, que apresentaram as suas teses e experiências.


Após um intervalo, seguiram-se os temas associados à temática “Apresentação do Projecto de Estudo Logístico de Apoio à Gestão de Emergência - ELAGE”, em que participaram Daniel Neves, responsável pela Coordenação do Projecto Aplicado do CET de Logística em Emergência e os Supervisores, Comandante Sérgio Gomes e Frederico Antunes. Posteriormente, Avelino Fonseca, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Márcio Pisoeiro e Nuno Fonseca, todos eles, alunos do CET Logística em Emergência, apresentaram um trabalho desenvolvido pelos 12 alunos finalistas deste Curso, com a finalidade de dar um “contributo ao Planeamento Municipal de Emergência de Protecção Civil de Rio Maior”, ferramenta que poderá vir a ser aproveitada pela autarquia riomaiorense.


Isaura Morais, na sessão de encerramento deste colóquio, congratulou-se com a realização deste Curso e lembrou que também ela tem responsabilidades nesta área, porque os Presidentes de Câmara são os responsáveis máximos da Protecção Civil nos seus municípios. “É uma área que vamos estar particularmente atentos e onde iremos dar o nosso melhor”, frisou a edil riomaiorense.

Sem comentários:

Enviar um comentário