domingo, 19 de fevereiro de 2012

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E SEGURANÇA ASSINALADO NA LOURINHÃ


A Lourinhã vai comemorar o Dia Nacional da Prevenção e Segurança com a realização de um seminário no próximo dia 29, sexta-feira, no auditório da AMAL, para o qual foram convidados diversos especialistas. Para a sessão de abertura foi convidada a ministra da Saúde e presidente da Assembleia Municipal, Ana Jorge, e o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Custódio.
Dinamizado pelo militar lourinhanense José Oliveira Pinto, da Força Aérea Portuguesa, a iniciativa conta com a organização da Câmara Municipal da Lourinhã, Bombeiros Voluntários da Lourinhã e da Força Aérea Portuguesa.
O primeiro painel, dedicado a “Melhor Prevenção, Melhor Resposta à Emergência”, será moderado pelo coronel António Augusto Nunes, tendo como palestrantes Daniel Neves, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil (Cidadania, Segurança e Protecção Civil) e Carlos Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (Sinistralidade Local, Regional e Nacional).
Ainda durante a manhã, o segundo painel contará com a moderação do major Alfredo Pires, contando comas intervenções de Paula Pereira, do Gabinete do Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho da Câmara Municipal (Riscos Profissionais nos Serviços de Limpeza Urbana da CML), enquanto que Rafaela Basílio, da empresa ErgOk, abordará a “Avaliação de Riscos nas Empresas de Prestação de Serviços Externos”.
Depois do almoço serão retomados os trabalhos, como painel “Lesões Músculo Esqueléticas”, sendo moderado pela médica Maria Manuela de Sousa, delegada de Saúde Pública da Lourinhã, estando agendadas as intervenções da enfermeira Susana Silva (Prevenção de Lesões Músculo Esqueléticas nos Prestadores de Cuidados), estando reservado para Rodrigo Costa, aluno do ESEL, a comunicação “Postura Correcta na Escola, Postura Adquirida para a Vida”. Para concluir o programa, o quarto painel tem como título “Prevenção e Segurança”, sendo moderado por Luís Antunes.

Estão marcadas as intervenções de António Ribeiro, técnico superior em Higiene e Segurança no Trabalho (Investigação de Acidentes de Trabalho), enquanto que o major Miguel Corticeiro Neves, da Força Aérea Portuguesa falará sobre “Trabalhador designado - um trunfo nas micro-organizações”.
Na sessão de encerramento participará o arquitecto José Manuel dos Santos, director dos Serviços para a Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, e o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, José Manuel Custódio.



Sem comentários:

Enviar um comentário